quinta-feira, 21 de junho de 2012

Le Bateau Ivre

A marca Le Bateau Ivre, comandada pelo chef Gérard Durand, começou em 1990, em Arraial D'Ajuda. Antes disso, Gérard foi dono de um restaurante na região francesa da Provence, onde nasceu. Em setembro de 2002, Gérard, sempre acompanhado pela esposa Elizete, que é gaúcha, instalou-se em Porto Alegre, passando a tornar-se em seguida uma referência na cidade. 

Bom... no meu aniversário de 5 anos de união (contando namoro + casamento), eu e o meu marido fomos a esse MARAVILHOSO restaurante de culinária francesa, culinária a qual nós desconhecíamos.
Já na entrada eu me encantei! Um aroma fenomenal! Sério... dava vontade de dizer: "Eu quero comer isso! Esse cheiro!" A explicação para o perfume do restaurante? A cozinha aberta! Sim, é possível ver tudo o que o chefe está preparando através de um vidro! Aliás... o vidro só existe para a divisão com o salão principal, pois para as demais peças é realmente tudo aberto!



O lugar é super aconchegante. Muito bonito mas sem exageros! Os garçons muito atenciosos e o cardápio diversificado.



Como a "fama" dos restaurante franceses é que a comida sempre é pouca, optamos por pedir uma entrada, o prato principal (um pra cada) e a sobremesa!

De entrada nós pedimos um Terrine de berinjela! Estava beeem gostoso e muito bem apresentado!



Como prato principal EU pedi algo que não estou acostumada a comer: Confit de Canard com Molho de Vinho Tinto e emulsão de Foie Gras.
Para quem não sabe Confit de Canard significa coxa/sobrecoxa de pato! Sim pato! Uma delícia! Muito melhor que frango, mas lembra até.
O que eu estranhei foi o Foie Gras. O Foie Gras é uma emulsão feita com gordura de fígado de pato. Falando assim parece nojento, mas não é! Eu estranhei porque é adocicado e eu não gosto de misturar doce e salgado!
Agora... olhem o prato a baixo e me respondam: Da onde tiraram que TODO restaurante francês serve pouca comida?
Nem o Josepe (meu marido) deu conta de toda a comida! E isso é realmente surpreendente!



A sobremesa foi Profiterolles (duas Carolinas com sorvete Häagen-Dazs)! Nossa... o ponto estava perfeito na minha opinião! Uma delícia!!!



Bom... o restaurante é caro, isso é fato! Mas existem restaurantes em Porto Alegre tão caros quanto esse e que não oferecem a metade da qualidade que o Le Bateau Ivre.
Então fica aqui a minha dica: para um dia especial, um restaurante especial, Le Bateau Ivre!

Um comentário: